Há gente mesmo esperta, mesmo inteligente, mesmo “fora da caixa”, mesmo genial!
Eu acabo de explicar a um senhor porque é que os Açores se chamam Açores e explico que é apenas uma das muitas lendas que existem a respeito do nome do arquipélago.
- Os descobridores terão visto esta a ave de nome “Açor” no céu e deram o nome às ilhas – explico eu
- Então e quem é que deu o nome “Açor” à ave? – pergunta-me o génio
- Olhe, não faço ideia – digo, depois de já ter percebido que tinha ali um verdadeiro iluminado
- Não sabe?!? Mas tem de saber, isso é que é interessante de se saber – insiste sua excelência
O que me apetecia ter respondido?
- Olha lá ó espertalhão, então e tu, sabes porque é que a tua cidade tem o nome que tem? E quem é que inventou esse nome? É que eu sei porque é que a minha tem o seu nome, e pelo menos sei quatro teorias do porquê do meu arquipélago se chamar Açores. E já agora, não és também português? É que a palavra “Açor” é uma palavra portuguesa, tenho tanta obrigação de saber isso como tu!
O que a minha postura, profissionalismo e educação me permitiram responder?
- Pois, mas isso eu não sei.
Mas claro que uma pessoa super-inteligente não se limita a apenas uma saída de génio, e voltou à carga:
- A menina conhece o castelo de Guimarães? Já alguma vez foi a Guimarães? – perguntou este grande viajador
- Infelizmente, só conheço o centro e o sul, por enquanto, porque quero muito conhecer o Norte – respondo
- Como é que ainda não conhece Guimarães, isso é imperdoável! – diz o senhor ofendido que durante todo o tempo me testou para tentar apanhar uma falha
O que me apetecia ter respondido?
- Opá, que falha tão grande não é? Mas já reparou que eu estou na casa dos 20, tenho anos e anos pela frente para conhecer tudo, e sua excelência, a pessoa mais viajada de sempre que deve ter quase 60 agora é que veio aos Açores?!? Sim, Guimarães é o berço do país, mas a ilha Terceira tem uma história enorme e já foi capital de Portugal duas vezes!
O que a minha postura, profissionalismo e educação me permitiram responder?
- Lá irei, lá irei…
Às vezes gostava de ser mais respondona, e de me lembrar destas frases e respostas mais que merecida logo na altura…é preciso ter cá uma paciência.
Ah, senhores de Guimarães e do Norte em geral podem ter a certeza que vos vou fazer uma visita, podem ter a certeza que sei que têm uma história e beleza única, e que há muito que aí quero ir, e vou, mas porque já queria ir, não porque este espirituoso se sentiu ofendido.
És como eu! Só me lembro das respostas depois e por uma questão de boa educação, por vezes, fico calada! Enfim...
ResponderEliminarPerguntasses-lhe se ele sabe quantas ilhas tem o arquipélago e a sua ordem de descoberta, que ele se calava de mansinho (e este não é um comentário anti-continente. Até porque, como portuguesa que sou, fui obrigada a estudar distritos-já agora, Açores não é distrito- rios-que nem temos- caminhos de ferro-que também não há- e outras coisas que tais). Quanto ao Norte, mulher, é fantástico. Vai lá quando puderes.
ResponderEliminarPieces, chateia-me sempre não me lembrar das respostas na hora. Ás vezes até me apetece voltar atrás só para poder dar uma resposta à altura.
ResponderEliminarCorisca, falta-me ser um bocadinho mais como tu e saber dar umas respostas à altura de quem as pede...E sim, irei ao norte, independentemente de me poder encontrar com este senhor :)