segunda-feira, 2 de julho de 2012

vídeo da Vaqueiro

Esta publicidade tem dado que falar entre os açorianos.
Porque uns acham que é uma maneira gira de falar do arquipélago, outros acham que é uma afronta, e mais uma forma de gozar com as ilhas.
Quanto a mim, acho que há que perceber uma coisa, senhores, esta pronúncia não é o "sotaque açoriano", deixem de dizer isso, deixem de perguntar ao pessoal das outras ilhas que não São Miguel "ah, mas não tens sotaque acoriano". Isso não existe. Somos 9 ilhas, todas diferentes incluíndo o "sotaque", "pronúncia".
Essa, a da públicidade é a mais conhecida, mas quem realmente fala assim são apenas os micaelenses, que sim senhora, são os habitantes da maior ilha dos Açores, uma das mais bonitas (na minha opinião), mas nem todos os açorianos falam assim. E vamos concordar, dá para perceber o que o senhor diz, tirando os termos regionais como a "pana" a "gueixa" e coisas que tais.
Agora, não falamos todos assim, na Terceira também se fala de uma forma meia estranha, mas nada tem a ver com este sotaque.
Se a publicidade é apenas uma forma de gozar com os açorianos? Acho que não, a verdade é que a melhor carne de vaca do país vem dos Açores, o que se explica pelo clima. Se era preciso usar o tal sotaque? Não!
Mas a verdade é que nós os açorianos temos que começar a descontrair um bocadinho mais com as piadas que fazem sobre nós.
Afinal não somos únicos, e os alentejanos, que a vida toda ouvem piadas sobre eles serem preguiçosos. Que não são, que eu conheço alguns e eles chegam-se bem para o trabalhinho

Sem comentários:

Enviar um comentário