quarta-feira, 19 de junho de 2013

Conversas alheias #1


É inevitável, vamos à praia, estamos deitados na nossa toalhinha a pensar na vida, a passar pelas brasas, ou a disfrutar do sol, e acabamos sempre por ouvir conversas alheias. Se preferíamos não ouvir? Sim, talvez...
Eram 4 da tarde, o sol estava mesmo, mesmo quente, e como sabem, nos últimos tempos os índices dos raios ultravioleta têm estado altíssimos. Duas miúdas com cerca de 15 anos estavam na toalha com a mãe de uma delas, e começam a besuntar-se com óleo de bebé, porque segundo elas, estavam muito brancas. O facto é que estamos no mês de Junho e só esta semana começou a fazer tempo capaz de ir à praia, talvez por isso elas estivessem tão "brancas". A mãe dizia "S. olha que estás toda vermelha, até já está a fazer ferida, apanhas-te um grande escaldão, não ponhas isso. Depois não grites". Ao que dona S. muito senhora de si disse que não fazia mal, porque estava era a pôr nas costas, que estavam sem cor nenhuma porque ela só tinha apanhado sol na parte da frente do corpo, o que fazia com que estivesse horrorosa: branca atrás, preta à frente, segundo a própria (eu achei a cor normalíssima). A mãe não se chateou nada e as miúdas continuaram a espalhar óleo no corpo todo.
Ora, há uns 10 anos atrás muita gente fazia esta asneira (eu sempre fui a chata do protetor solar), mas não havia metade da informação que há hoje, e nem se falava dos índices dos raios UV, sabia-se que existiam, mas sabia-se pouco mais que isso. Acho impressionante que hoje miúdos desta idade não tenham a mínima noção dos perigos do sol, e pior, que os pais não os obriguem a pôr protetor solar, e ainda pior, que os deixem besuntar-se de óleo com um sol destes!
Para subir o nível, as miúdas passaram a tarde a pedir "um cigarrinho" à dita mãe, que deixava na boa, a única coisa que a estava a escandalizar, e que ela fez questão de repetir vezes sem conta era "um borracho daqueles, ai meu Deus". Eu sei que os miúdos não vão deixar de fumar por os pais os proibirem, mas mete-me muita confusão ver crianças de 15 anos a fumar com o consentimento dos pais e à sua frente. Desculpem, mas achei tudo surreal, e não me admirei nada quando a mãe foi à água e elas começaram a falar mais baixinho "e doí-me tanto a garganta, mas também com as ganzas seguidas que fumei, não queres?! claro que tenho de estar cheia de dores de garganta que aquela merda era mesmo forte" e sobre o não sei quantos que tinha "guardado 35 euros para as semana das Sanjoaninas".
Enfim, se calhar para muita gente tudo ok, tudo normal, para mim, olhem fiquei como as velhas e senti-me escandalizada!

1 comentário:

  1. Além da falta de protetor solar, ainda fumam ganzas, isso está bonito está. Essa Juventude xiiii.

    ResponderEliminar