![]() |
Kiko, o cão sorridente |
O cão dos meus pais, desde o verão, começou a emagrecer sem razão aparente, comia bem, estava bem-disposto, mas cada vez ia ficando mais magrinho. Fez análises, e estava tudo bem. Mas não podia estar, ele continuava a emagrecer, tinha diarreia, flatulência (nem imaginam o quanto), e começou a fazer xixi em casa, coisa que nunca fazia antes porque pedia sempre para ir à rua, aliado a isso bebia água como se não houvesse amanhã. Eu comecei a pensar que as análises não estavam corretas, e que só poderia ser uma insuficiência renal. Infelizmente estávamos muito familiarizados com a doença, porque o gato dos meus pais, o Pisco, morreu em Outubro com essa doença, e muitos dos sintomas coincidiam. Sabia que era um cenário negro, o Pisco fez uma espécie de diálise, mas a esperança de vida é bastante reduzida.
Há umas semanas voltamos com o cãozinho ao veterinário, ele lá se lembrou de fazer o teste da glicémia que mostrou que ele tinha 407, quando o normal é 120. Desculpem a minha ignorância neste assunto, mas isto é o melhor que sei explicar. Não sei porque raio não se lembraram de fazer esse exame da primeira vez, que tinha evitado muito desconforto e maior fragilidade ao Kiko, mas enfim.
Conclusão, agora tem de tomar uma dose muito baixa de insolina duas vezes ao dia, e comer apenas essas mesmas duas vezes. Ainda não está posta de parte a hipótese de haver algum outro problema que tenha provocado a diabetes, mas até ver é "apenas" isso.
Estejam atentos ao vosso patudo, sintomas como estes podem estar a indicar diabetes:
- comer o mesmo ou mais do que o habitual mas emagrecer
- beber muita água
- incontinência
Cuidem dos vossos animais.
Sem comentários:
Enviar um comentário