quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Voluntariado no canil Municipal de Angra do Heroísmo

daqui


O canil municipal de Angra do Heroísmo é um canil de abate. Muitas das vezes nem é necessário recorrer à eutanásia, porque as condições a que aqueles animais muitas vezes são sujeitos trata de os matar por "seleção natural". Não se pense que o espaço é velho, a cair aos bocados, nada disso. O canil é novo, tem cerca de um ano, as instalações estão novinhas em folha, mas os hábitos são antigos, quase primários. As pessoas que lá trabalham não gostam de animais, e isso diz tudo. É bonito uma Câmara Municipal anunciar e fazer um novo canil para os animais terem melhores condições, mas isso de nada serve se estas instalações não oferecerem abrigo aos animais, se quando se lavarem as box não se tiver o cuidado de não se molhar os bichos, ou se não se puser um estrato para que enquanto as box estiverem molhadas os cães se manterem num espaço seco.
Não serve de nada apregoar mudanças se não se aceitam ouvir as sugestões de quem ao fazer voluntariado se apercebe de todas as irregularidades que ali acontecem.
Fica lindo anunciar que um animal foi adotado logo no dia em que chegou (animal que estava num estado deplorável) mas nunca se saber quem o adotou, como ele está agora, nada (será que foi adotado ou foi outra coisa que também acaba em ado, mas começa com eutanasi...?!).
O que vale àqueles patudos? Os sábados! Os sábados e o grupo de pessoas excepcionais que saem da cama cedo para fazer voluntariado naquele espaço. Muitas vezes são maltratados por quem lá trabalha (vêm demais, ouvem demais, queixam-se demais), mas todos os sábados lá vão. Passeiam-nos, dão-lhes miminhos, e divulgam as suas situações. Não é fácil, é preciso ter muito estômago para  olhar para aqueles olhinhos e não saber se na semana seguinte ainda estarão vivos, mas o que se recebe em troca é muito mais do que isso.
Existe no facebook a página Lady, Prince & friends da Manuela Sales, que tem feito um grande trabalho na divulgação dos animais que estão no canil e que claro, esperam um dono para poder sair daquele espaço. Visitem essa página, divulgem-na, e se puderem apareçam no canil para dar um bocadinho de amor a estes meninos.

Sem comentários:

Enviar um comentário